domingo, 1 de novembro de 2009

O nosso Icebergue está a derreter

(recebido por e-mail, de Ana Maria)

O tema deste blog, fez-me lembrar um dos livros que li este Verão: “O nosso iceberg está a derreter” de John Kotter e Holger Rathgeber.

Nem mais a propósito, pensei. Este livro, com desenhos bastante divertidos e que se lê em poucas horas (e é mesmo em poucas horas!) conta a história de uma colónia de pinguins-imperador que vivem na Antárctida de acordo com a tradição de há muitos anos. É então que um dos pinguins, Fred, um pinguim curioso e observador, descobre que um problema que ameaça o iceberg onde vive a sua colónia. Contudo, inicialmente ninguém o ouve. Até que se torna inevitável a Mudança.

Esta fábula, de fácil e agradável leitura, é baseada num trabalho sobre o processo de mudança e mostra que afinal se podem criar condições necessárias para a mudança em qualquer tipo situação e em qualquer tipo de grupo.

Se por outro lado, constitui um importante aviso para um mundo em permanente e acelerada mudança, por outro lado, mostra como se pode ser bem sucedido nessa mesma mudança, independentemente da natural resistência inicial, dos obstáculos aparentemente insuperáveis e das estratégias mais ou menos engenhosas para os ultrapassar.

Uma das formas que poderá ajudar a mudar o comportamento e obter resultados positivos será procurar pensar de forma diferente. Isto porque a mudança na forma de pensar sobre o que nos rodeia, pode originar a mudança de comportamento.

Outra, será procurar mudar a forma de sentir. Algo mais abstracto e obviamente mais difícil de poder mudar, mas não impossível. Desenvolver expectativas atractivas e possíveis, podem mudar o modo como as pessoas se sentem em relação a uma dada situação.
E uma mudança nos sentimentos pode originar uma mudança significativa de comportamentos e atitudes.

Esta história dos pinguins pode ser assim transposta, e sob várias formas, para o mundo que nos rodeia.
Foi assim que me lembrei deste livro, ou melhor da sua mensagem. Mais do que a mudança em si, o mais importante será a mudança de atitudes, de posturas adequadas perante o que nos rodeia.

Mesmo que pareça ser difícil ou mesmo impossível, é preciso levar a cabo as convicções. Só assim teremos um Mundo melhor capaz de enfrentar novos desafios.
Contudo, levar a cabo uma mudança, mesmo em condições adversas, deverá ter a cooperação de todos.
Se todos se envolverem, tal como na fábula onde até as crias tiveram um papel importante, o processo de mudança, independentemente das adversidades, pode acontecer e todos podem ultrapassar os obstáculos que possam surgir.

Afinal, os pinguins sempre conseguiram descobrir outro icebergue com melhores condições. Afinal, a mudança acabou por acontecer de forma tranquila e, mais importante, sobretudo com o auxílio de todos.

Agora imaginemos que esta forma de actuação começa por ser aplicada por nós próprios, alargada aos nossos grupos de amigos, familiares, grupos escolares e académicos, nos locais de emprego, em todas as comunidades sociais.
Vamos imitar estes pinguins e procurar Mudar o Mundo. O Homem pode e tem a capacidade de Mudar o Mundo em todos os aspectos, e quando os esforços estão unidos para um fim comum, é mais fácil de vencer.

Já Aristóteles dizia: “Só fazemos melhor aquilo que repetidamente insistimos em melhorar. A busca da excelência não deve ser um objectivo, mas sim um hábito”.

Sem comentários:

Enviar um comentário