segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Porque amamos os nossos animais?

Porque amamos os nossos animais?

Penso que nós amamos os nossos animais porque só seres tão próximos de nós como eles parecem ver a bondade que se esconde em todo o ser humano.

Qualquer pessoa tem o seu lado bom, quer seja a nossa vizinha mal educada e que não diz bom-dia a ninguém, mas que a gente sabe que trata o seu próprio cão a pão-de-ló; ou um homem capaz de roubar outro homem, mas incapaz de maltratar o seu gato.


Um animal tem a capacidade de amar o que somos, amar a nossa alma.
Podes ser um anão, um deficiente, um campeão de Fórmula 1, o que for.



Alguém disse um dia "Ninguém se pode queixar da falta de um amigo, podendo ter um cão" e é verdade. Se tivermos um animal, podemos estar certos: ele amar-te-á sempre.

Muitos dizem: eles gostam de ti porque lhes dás comida e tratas dele mas será que é só isso? Tenho a certeza que não. Para um animal, não importa se és uma freira, um traficante, o presidente ou um mendigo. Ele também não está interessado na tua profissão, na tua cor, nas tuas preferências politicas, se és carteiro, bombeiro, médico, mecânico, estafeta ou empresário.

Amamos um animal porque somos amados por ele. Amamos um animal porque muitas vezes conseguimos comunicar melhor com eles do que com os humanos que estão ao nosso lado.Ele ama-nos mesmo com os nossos defeitos. Ele retribui o nosso amor com o seu bem estar, as suas lambidelas, as suas birras. Ele gosta e nós e pronto. Não procura respostas.

Se repararmos bem eles ficam felizes com tão pouco. No seu coraçãozinho existe sempre lugar para mais um. Ficam felizes com pouca coisa, uma taça de comida, uma taça de água, uma festinha… Ensinam-nos que o importante não é o que queremos mas sim o que temos. Amamos um animal porque eles são inocentemente egoístas. Querem-nos só para eles e não escondem os seus desejos. O ossinho é só dele, o brinquedo é só dele, a casinha é só dele. E pronto. Assim tão simples!! Tudo é simples num animal. Até os seus defeitos são tão escancarados, são tão descaradamente sinceros, que fica muito difícil não acharmos virtudes neles! Por isso para mim é tão difícil ver como nós, seres chamados de humanos, tratamos os animais. Como é possível? O amor só tem uma forma e não são as barreiras criadas por nós, seja de religião, raça ou espécie, que nos deveria impedir de o praticar.

Que nos sirva para reflectir sobre o quão importante é protegê-los e amá-los e cada um, à sua maneira, contribuir para esta mudança de mentalidades e atitudes tão necessária nos dias de hoje.

1 comentário:

  1. Gostei de ler, Sara. E ainda bem que há pessoas que pensam como tu. Mas a grande questão, para mim, não é esta. Mas sim "porque NÃO amamos os nossos animais?" ou porque há tanta gente que, apesar de tudo o que eles nos dão em troca, não os ama e é capaz de largá-los na rua à primeira contrariedade, de maltratá-los, de negligenciá-los, de levá-los para abater a um canil municipal (onde metade dos animais entra por decisão dos "donos") ou de votá-los a outra espécie de abandono, que é o esquecimento num quintal ou jardim, amarrados a correntes e sem qualquer tipo de atenção ou de contacto humano. Infelizmente, são muito poucos os sortudos que têm donos a sério, que os encaram como seres vivos com necessidades e sentimentos e que decidiram adoptá-los para toda a vida. Cada vez mais, os animais de companhia são vistos como bens descartáveis. Pode parecer-nos incompreensível mas é uma realidade. Muitos não são amados, embora amem. E é isso que dói.
    Abraços
    I.C.

    ResponderEliminar