sábado, 24 de outubro de 2009

80 anos depois o Mundo está novamente em crise


Hoje, dia 24 de Outubro de 2009, precisamente 80 anos depois do início "oficial" (24 de Outubro de 1929) da Grande Depressão, o Mundo está novamente numa profunda crise económica que se propagou à escala mundial.

A Grande Depressão ficou marcada pelo 'crash' da bolsa de valores nova-iorquina a 24 de Outubro de 1929 (a quinta-feira negra), enquanto a crise actual tem um início declarado com a queda do banco de investimento Lehman Brothers, a 15 de Setembro de 2008, ao que se seguiu uma acentuada queda da Bolsa de Nova Iorque.

As diferenças entre a Grande Depressão de 1929 e a actual crise económica têm sido muito debatidas por economistas de todo o mundo, mas as duas contrações do ciclo económico distanciam-se essencialmente na forma como foram combatidas.

O Canal História vai exibir este sábado, às 22:00 horas, «1929, o Grande Crash», que recorda a profunda depressão que se arrastou a todo o mundo a partir da queda da bolsa de Wall Street. A produção vai recorrer a imagens de arquivo das décadas de 1920 e 1930.

«A história não se repete, mas parece sempre igual», afirmou Mark Twain. Comparando o Crash de 1929 com a crise actual, é possível verificar que ambas partiram dos EUA e se arrastaram ao resto do mundo.

3 comentários:

  1. Isto deve-se ao capitalismo totalmente louco e desregulado patrocinado por Geroge W. Bush todos os seus antecessores.

    Durante a 1ª Guerra Mundial foi os EUA que emprestaram dinheiro aos Aliados Europeus, eram eles que mandavam muitas das munições, armas, comida, ou seja todo o tipo de abastecimento. Depois da Guerra é preciso reconstruir a Europa e quem é que se chama outra vez? Os EUA voltam em cena agora a dar mais empréstimos e materiais.

    Mas este rápido crescimento totalmente desregulado teve as suas consequências: de 18 a 29 a Europa conseguiu repor-se minimamente e logo aquelas empresas a qual o seu valor especulado em bolsa era totalmente acima do real começam a cair dando-se o crash em 29.

    A partir daí os EUA e a Europa recomeçam mas abrandam com a subida de governos fascistas que seguiam modelos proteccionistas e até á a 2ª Guerra Mundial os países ocidentais recompuseram-se.

    Pós 2ª Guerra os EUA saem outra vez em posição privilegiada iniciando o Plano Marshal. Este dinheiro e as altas exportações para a Europa de todo os tipos de materiais que não produziam têm se acumulado até hoje quando a bolha especulativa já não podia esticar mais.
    Boom!

    Depois somos nós, como Portugal, que estava a conseguir melhorar leva com os estilhaços desta bomba americana. Sem uma politica que redistribuição de riqueza mais aperfeiçoada e mecanismos de regulação melhores a bolha irá rebentar vezes sem conta.

    ResponderEliminar
  2. Não gosto do artigo!
    Demasiado anti-americano e com frases mal estruturadas.
    Existem mais factores que conduziram a América do Norte à gravíssima crise do Subprime, que teve consequências pelo mundo inteiro.
    Não podemos incutir nos jovens a ideia que vivemos num mundo tão mau. Temos de lhes dar insentivo e optimismo.
    YES, WE CAN!

    ResponderEliminar