quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Mais um Vídeo ...





Este, com música e apoio da Avril Lavigne, mostra a dura realidade dos canis municipais (de abate - e infelizmente cá as condições ainda são piores) e tem sido usado para convencer as pessoas não só a não abandonar mas também a dar uma oportunidade a animais sem dono, cujo destino será a morte, se ninguém os adoptar.


(recebido por email da Professora Isabel Cabral)

2 comentários:

  1. Já conhecia essa música, derrete-me o coração!

    Já agora aproveito para perguntar, gosta de animais?

    Visite animaisemportugal.blogspot.com

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  2. Quase 80% (4 em cada 5) dos animais que dão entrada nos canis municipais portugueses acabam por ser abatidos (geralmente após uma ou várias semanas de sofrimento atroz). Incluindo adultos, bebés, rafeiros e animais de raça, que cada vez menos escapam ao flagelo do abandono. Cerca de metade são entregues pelos próprios "donos", para abater ou "para lhe fazerem o que quiserem, porque já não o quero". Dá que pensar, não é? A adopção de um animal deveria ser para a vida, mas infelizmente raramente é e aquelas pessoas que parecem ser óptimos donos, muitas vezes não o são e lançam a bolinha de pêlo à sua sorte (rua ou canil municipal) mal se cansam dele, decidem ir de férias ou descobrem que cresceu demais ou que larga pêlo. O que nos leva a três conclusões extremamente importantes:

    - É fundamental esterilizar os animais de companhia! - para combater a sobrepopulação e para que os filhotes dos nossos animais não roubem lugar a outros que estão na iminência de ser abatidos nem vão parar às mãos de quem não hesite nem 2 segundos antes de os abandonar. Não acontece só com os rafeiros, não. Os canis municipais estão a abarrotar de huskies, PAs, pit bulls, rottweillers, caniches e muitas outras raças. Para quê criar mais?
    - Não compre, adopte! - está, directamente, a salvar uma vida (a do animal que decidir adoptar) e indirectamente muitas (como as das pobres cadelas usadas como parideiras pelos inúmeros criadores de vão de escada que existem em Portugal e no mundo e que vivem em condições extremamente degradantes, sendo largadas na rua, quando já não conseguem parir à velocidade desejada, deixando, portanto, de dar lucro)
    -Pense muito bem antes de decidir ter um animal! - eles dão trabalho, precisam de atenção, largam pêlo, às vezes ficam doentes, exigem despesas de alimentação e de saúde que podem ser elevadas, têm que ficar nalgum sítio quando vamos de férias (ou vir connosco para um lugar que aceite animais) etc. etc. Claro que todos estes pequenos sacrifícios valem a pena. Mas os candidatos a adopção deverão pesar muito bem todos os prós e contras antes de tomar uma decisão definitiva, para que depois não haja "arrependimentos" que sairão muito caros ao animal, que não é um brinquedo que se possa jogar fora quando nos fartamos dele, mas sim um elemento da família.

    Haveria muito mais a dizer, mas já me estendi demasiado, para um simples comentário a este vídeo. Portanto, fico por aqui.

    Parabéns pelo blogue, Sara. Está 5 estrelas!
    Isabel Cabral

    ResponderEliminar