quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Os olhos dos tigres

(Por Manuel António Pina. In “Jornal de Notícias”, 21 de Outubro de 2009)

Quando era criança e me levavam ao circo, o que mais me afligia eram os olhos dos tigres. Os olhos assustados e resignados dos macacos, os olhos sem vida de leões e elefantes, os dos cavalos aos círculos na pista, rasos e desorbitados como os dos cavalos dos carrosséis, os das esquálidas pequenas trapezistas, metidas em surrados fatos de lantejoulas e fixando vaziamente um ponto abstracto acima das nossas cabeças enquanto agradeciam, hirtas, os aplausos, entristeciam-me.Mas nos dos tigres havia impotência e orgulho ferido, como se estivessem enclausurados dentro de si e não coubessem dentro de si. Sentia que nos desprezavam e que desprezavam a parte de si que, às ordens do domador, subia e descia ridículos escadotes ou saltava mecanicamente através de arcos em chamas. E culpava-me por assistir ao penoso espectáculo da sua humilhação, imaginando que deviam (com razão) odiar-nos. A lei que finalmente aponta para o fim do abuso de animais nos circos acaba com um espectáculo tão humilhante para os animais quanto para quem (como acontece igualmente nas touradas) se compraz com a sua humilhação.

10 comentários:

  1. Eu discordo totalmente. Penso que deveriam acabar com os circos em que os animais, nao so os tigres como qualquer outros animais, incluindo os trabalhadores e os operarios do circo sejam mal tratados. Porem, naqueles em que as condicoes sao asseguradas, acho que nao devem acabar-se com os circos. Ate porque, conheco vários testemunhos de pessoas em que o proprio animal, que é conhecido por ser muito feroz etc etc se torna amigo das pessoas.

    Tambem gosto de ver um grande circo em que o Estado manda as pessoas ficarem com medo da griple H1N1 e as pessoas vao logo a correr tentar ser vacinadas. Adorei o circo, sinceramente, acho que aquilo foi muito bom e devia haver mais. É verdade que a taxa de mortalidade pelos efeitos secundarios da vacina para a gripe A sao superiores à taxa de mortalidade da gripe A. Mas enfim, não tem nada a ver.

    ResponderEliminar
  2. Artigo muito bom. Não conhecia! Só fui uma vez ao circo, em criança, e não gostei pelo que os meus pais nunca mais se atreveram a levar-me. Não gostei de ver os animais ridicularizados...tinha então uns 5 anos :)
    Esta lei há muito que era necessária! AInda este Verão deparei-me com um circo numa cidade do interior de Portugal com animais enclausurados em boxes minimas...entre eles um bufalo (mas para que raio queriam eles um bufalo?). A inocência dos 3 anos da minha filha pediu-me para ir ao circo, não foi. Expliquei-lhe porquê e ela entendeu. Finalmente a minha filha e eu vamos poder ir ao circo...embora a imagem que eu tenha continue a ser a que marcou a minha infancia, e a atitude de alguns Srs.do Circo me faça continuar a sentir o estomago embrulhado...
    Bom Blog :) Parabéns e continuem assim, mesmo que por vezes sejam só vocês contra um mundo inteiro de hipocrisia. Nunca serão só vcs :)Passados 36 anos de vida eu continuo a acreditar, a lutar, e a defender...bora lá mudar o mundo SIM!
    Beijos de luz

    ResponderEliminar
  3. Como é que é possível fazer num colégio uma campanha de recolha de tampas e afixar por todo o lado cartazes de protecção dos animais e do ambiente, se nesse mesmo colégio NÃO existem ecopontos, nem no exterior, nem nas salas.

    Além disso, não permitem a entrada de garrafas de água vazias (que podem ser reutilizadas) dento do colégio, vindas estas de fora. O mesmo se aplica a outras garrafas.

    Mais: existe um caixote do lixo à porta do colégio onde se verifica diversa comida desperdiçada; isto porque, comida vinda do exterior não pode entrar nas instalações do colégio.

    É esta a realidade do colégio que se preocupa com a fome e a pobreza no mundo, e que grita contra os ataques ambientais, protegendo a biodiversidade.

    Não vale a pena apagar este comentário, pois a verdade é a verdade e é para ser dita.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado "anónimo". Tens toda a razão relativamente a algumas das regras, que a meu ver também não fazem sentido. Mas relativamente a isso não podemos ser nós a mudar.

    Agradeciamos apenas que para uma próxima vez, te identificasses com o nome no final do post.

    ResponderEliminar
  5. Gostava que o anónimo explicasse no que é que os/as autores deste Blog ou da campanha são responsabilizaveis pela politica do colégio...
    E já agora que contribuísse para a alteração dessas mesmas regras que a mim também me parecem completamente desasjustadas, de uma forma sustentável e construtiva...criticar é facil :) Mudar o Mundo não é...
    :)

    ResponderEliminar
  6. Em relação a isso, era capaz de ser interessante apresentar a ideia à directora. De facto, nós não podemos mudar as regras, mas podemos fazer com que alguem as mude. Nao? Agora é preciso sermos todos a dizer e a assinar um papel a apresentar essa ideia. Caso contrário será dificil, e mais difícil ainda será mudar o mundo. Mas acho que deviamos fazer isto, era capaz de ser interessante!

    ResponderEliminar
  7. Já agora, não concordo com a maioria das pessoas que aqui escreveu.

    "Não gostei de ver os animais ridicularizados"

    Concordo plenamente com o anónimo que escreveu primeiro!!! Bora! chicote na malta! Toca a vacinar!

    Concordo com a encerramento de circos em que os animais sejam mal tratados. Mas, se realmente não são, até pode ser uma forma de mostrar às pessoas que os animais são seres-vivos e bastante inteligentes. Por isso, deveriamos todos contribuir para a sua proteccao.

    ResponderEliminar
  8. Seria, de facto, interessante discutir isso com os responsáveis pelas medidas ;)!

    ResponderEliminar
  9. O "anónimo" responde. Se queremos mudar o mundo, devemos começar pelo nosso ambiente mais pessoal e escolar. Se "Sim, podemos mudar o Mundo", porque não mudar antes a nossa escola? Não é isto lógico?

    - colocação de ecopontos no pátio, nas salas e à porta do colégio;

    - permissão da entrada de água vazias (que podem ser reutilizadas) dento do colégio, vindas estas de fora. O mesmo se aplica a outras garrafas.

    - permissão da entrada de comida do exterior para dentro do colégio, acabando de vez com o desperdício contínuo de comida.

    Ainda em relação ao caixote do lixo que existe à porta do colégio, recordo que todos os dias se verifica comida desperdiçada nele; isto porque, comida vinda do exterior não pode entrar nas instalações do colégio e a maioria dos alunos não tem tempo de acabar de comer nos intervalos de 15 e 20 minutos; não querem chegar atrasados, pelo que a única solução é deitar a comida fora.

    ResponderEliminar
  10. De qualquer forma não acho que seja problemático assinares o teu post. Ou então gostava de te contactar para poder formalizar este pedido à directora, sem ser "Out of the record". Concordo profundamente com a tua ideia, que certamente será também aceite por outros. O que tu dizes, é aquilo que eu acho. E por baixo assino,

    Manuel Gamito

    ResponderEliminar