quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Tema do mês de Dezembro, os sem-abrigo

O que é um sem-abrigo?


Entramos no mês de Dezembro, o mês dedicado aos sem-abrigo. E como tal achámos por bem começar por explicar o que é um sem-abrigo. Um sem-abrigo é uma pessoa que não possui morada fixa sendo a sua residência os locais públicos de uma cidade. É vulgar associar a figura de um sem-abrigo a um mendigo, o que nem sempre é verdade pois nem todos os mendigos são sem-abrigos.
Os sem-abrigos são um problema social que representa uma parte significativa da população de vários países, a percentagem de sem-abrigos é um indicador de desgaste ou de más condições económicas.
Existem actualmente 3000 sem-abrigos em Portugal continental, e estudos feitos pela AMI forneceram-nos dados como: 32% da população sem-abrigo dorme na rua, 22% em albergues e 8% em barracas e que o recurso económicos mais usual é a mendicidade(27%) seguindo-se dos subsidios do estado(22%).
Problemas como a ruptura familiar, a toxicodependência, o alcoolismo estão na base da mendicidade portuguesa.
Tal como toda a turma, pois foi um dos temas votados, nós valorizamos bastante este tema uma vez que é uma pobreza á qual contactamos todos os dias e pensamos que muitas vezes os sem-abrigos são injustamente julgados, e por isso vamos tentar esclarecer todas as questões associadas aos sem-abrigo. Será uma opcção? Todos os sem-abrigo são toxicodependentes?

Se tiverem opinião formada sobre este assunto por favor partilhem e defendam a vossa opinião!!!!


Afonso, Antonio, Francisco, João e Marta

Sem comentários:

Enviar um comentário